Vamos continuar a construir uma Freguesia onde os jovens encontrem oportunidades, os idosos vivam com dignidade e a comunidade tenha qualidade de vida, preservando a nossa identidade histórico-cultural e primando pela sustentabilidade do território.
Candidatos
1. Mónica Martins
Técnica Superior de Comunicação
2. Diamantino Estanislau
Técnico de Manutenção Industrial
3. Hercílio Ferreira
Operário
4. Patrícia Marcelino
Psicóloga
5. Agostinho Neves
Técnico de Produção
6. Marlene dos Santos
Advogada
7. Helena Casqueiro
Advogada
8. Carlos Dias
Operador de Logística
9. Manuela Prates
Operária Fabril
10. Anabela Malheiro
Psicóloga
11. Francisco Chaveiro
Motorista
12. Francisco Palma
Artista Plástico
13. Inês Ângelo
Médica
14. Jorge Freixial
Professor
15. David Geleia
Técnico Superior IMT
16. Custódia Carpelho
Doméstica
17. Henrique Gonçalves
Professor
18. Fernando Anselmo
Encarregado de Logística
19. Ana Varandas
Enóloga
20. Jorge Epifânio
Técnico de Logística
21. Gilberto Fonseca
Jurista
22. Carina Mota
Assistente Técnica
23. Beatriz Silva
Professora
24. João António Pato
Técnico Administrativo
25. Teresa Teixeira
Doméstica
26. João Nogueira
Estudante
Programa
Freguesia participada
No próximo mandato vamos continuar a ouvir as populações e a sentir os seus problemas para que possamos resolvê-los de forma mais adequada em prol do bem comum.
Nesse sentido, e em conjunto com a Câmara Municipal, vamos continuar a realizar reuniões descentralizadas em cada bairro, ouvindo as necessidades e prestando contas sobre o trabalho realizado. Vamos também fazer atendimento descentralizado em todas as localidades da Freguesia.
Para que cada cidadão esteja sempre informado sobre a atividade da Junta de Freguesia vamos criar boletins informativos regulares, mantendo todos ao corrente e próximos das decisões.
Freguesia descentralizada
A proximidade com as populações resulta numa maior eficácia e celeridade na resolução dos problemas. Deste modo, vamos dar continuidade aos protocolos de descentralização de competências com os recursos correspondentes que já existem com a Câmara Municipal, nomeadamente, na área das pequenas reparações em estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo e nos espaços envolventes, na gestão e manutenção de espaços verdes e na limpeza de vias e espaços públicos, de sarjetas e de sumidouros, e na limpeza das linhas de água, na gestão e manutenção corrente de feiras, mercado mensal e cemitérios.
Freguesia inclusiva
Vamos:
1. Protocolar com o Movimento Associativo a dinamização nas suas sedes e outros espaços atividades lúdicas e desportivas para idosos.
2. Repensar os espaços (parques) públicos e os equipamentos para potenciar o lazer e o convívio.
3. Replicar em Azeitão o espaço «study spot», direcionado para os jovens que procuram onde estudar, fazer pesquisas e/ou trabalhos escolares e/ou artísticos.
4. Dinamizar iniciativas e atividades lúdicas / desportivas para a ocupação dos tempos livres da população em idade escolar.
5. Promover a integração de imigrantes através do apoio a estruturas já existentes, no que diz respeito à aprendizagem da língua portuguesa e a outras atividades socioculturais.
Freguesia educadora
Vamos:
1. Aprofundar a relação com as Associações de Pais e Encarregados de Educação das escolas da Freguesia, pois constituem um excelente parceiro e um importante polo dinamizador no seio da comunidade escolar.
2. Continuar a requalificação do parque escolar;
3. Continuar a apoiar os projetos educativos das escolas básicas da Freguesia.
4. Em articulação com a Câmara Municipal de Setúbal (CMS), promover o alargamento progressivo do pré-escolar a todas as crianças a partir dos três anos.
Reivindicamos:
1. A construção do pavilhão gimnodesportivo na Escola Básica de Azeitão (antiga EB, 2,3).
2. A construção da escola secundária para servir a população de Azeitão.
Freguesia ativa
Vamos:
1. Criar um gabinete de apoio ao Movimento Associativo para auxiliar em matéria de legislação, apoios e incentivos.
2. Regulamentar os apoios ao Movimento Associativo e outras instituições e entidades da Freguesia, definindo, no início do ano, os apoios a atribuir, em função dos seus programas de atividades.
3. Continuar a receber atividades culturais descentralizadas e manter as já existentes.
4. Desenvolver, em conjunto com a Câmara Municipal, a programação cultural no âmbito do auditório municipal que está a ser construído em Brejos de Azeitão.
5. Produzir uma agenda de eventos mensal especifica para a Freguesia.
6. Promover uma feira de produtos tradicionais de Azeitão (vinhos, queijos, doces, azulejos…) no sentido de apoiar os produtores e projetar a identidade histórico-cultural da Freguesia.
7. Continuar a realizar as festas tradicionais da Freguesia.
Freguesia saudável
Vamos:
Desenvolver projetos de promoção de estilos de vida saudáveis em parceria com o Centro de Saúde de Azeitão, as Escolas, Coletividades e outras Instituições.
Reivindicamos:
Junto do Governo, a dotação do centro de Saúde de Azeitão dos recursos humanos necessários para servir adequadamente a população, designadamente pela atribuição de médico de família e enfermeiro de família a todos os utentes.
Freguesia sustentável
1. Vamos dar especial atenção à Higiene e limpeza e aos jardins, investindo em equipamento moderno e promovendo práticas amigas do ambiente, bem como a criação de equipas multidisciplinares.
2. Colocar em vários parques da Freguesia suportes para sacos biodegradáveis para apanha dos dejetos dos animais de estimação.
3. Continuar e reforçar a recolha do lixo porta a porta.
Freguesia segura
Reivindicamos:
A construção, junto do Governo, de um novo posto da GNR, o reforço de meios humanos e materiais para tornar mais eficaz o policiamento de proximidade e garantir o reforço da segurança, e a construção do novo quartel dos Bombeiros.
Freguesia com história natural, cultural e arquitetónica
1. Em articulação com a CMS, continuar a requalificar os centros históricos de Azeitão e património histórico da Freguesia, tais como o lavadouro de Vila Fresca e o Porto da Vila, em Aldeia de Irmãos e os caminhos seculares.
2. Apoiar a construção de roteiros que valorizem a Arrábida, as praias, o património edificado, as atividades e a gastronomia local.
3. Valorizar a distinção «Arrábida Reserva da Biosfera» da UNESCO.
4. Continuar a exigir das entidades competentes a resolução do problema que afeta o acesso às praias da Arrábida.
Freguesia que quer Obra Feita
Vamos, em articulação com a CMS:
1. Asfaltar as ruas não asfaltadas da Freguesia com a prévia instalação das infraestruturas necessárias;
2. Requalificar a rua José Augusto Coelho – Vila Nogueira;
3. Requalificação da Rua de São Gonçalo e aglomerados populacionais circundantes (Brejos Pequenos e Salmoura);
4. O reforço da criação de corredores de ciclovias e vias pedonais;
Vamos, exigir do governo:
5. A construção de uma via alternativa à EN10 com ligação à A2;
6. A continuação da construção da variante (EN379).
Freguesia que Valoriza os Trabalhadores
O bom funcionamento da Autarquia e a eficácia dos seus serviços passa pela valorização dos seus trabalhadores e pela criação de boas condições de trabalho. Nesse contexto, assumimos o compromisso de reforçar não apenas o número de trabalhadores, mas garantir também que haja instalações condignas para desenvolver um trabalho eficaz.
Freguesia com Mobilidade
1. Vamos promover estudos sobre o trânsito nos arruamentos da Freguesia de modo que sejam criadas condições para a construção de mais ecovias e vias cicláveis.
2. Vamos incentivar a utilização de Transportes Públicos e a colocação de uma informação visível e atempada de carreiras e horários.
Freguesia que Valoriza os Espaços Públicos
1. Continuar a diligenciar para o reforço e melhoria da iluminação pública.
2. Diligenciar junto da E-REDES e operadoras de telecomunicações, para a reorganização das linhas aéreas e a sensibilização para que passem, sempre que possível, para o subsolo (enterradas).
4. Vamos continuar a requalificar os parques infantis para que sejam dotados de pisos adequados e zonas de sombra, tornando-os mais seguros e aprazíveis.
5. Requalificar os espaços envolventes da urbanização da Brejoeira e do bairro da Brejoeira.
Freguesia Solidária
1. Continuar a trabalhar em parceria e articulação com as instituições de solidariedade social;
2. Criar uma «oficina móvel» para efetuar reparações, a título gratuito, nas residências da população mais carenciada;
3. Continuar o acompanhamento efetivo aos grupos mais vulneráveis, com especial atenção à infância e às populações mais idosas;
4. Continuar o apoio a desempregados na procura de emprego e/ou formação.
